Sessão de muitas discussões na Câmara
A terceira sessão ordinária da nova legislatura na Câmara Municipal de Brusque foi bastante movimentada. O encontro aconteceu na noite de ontem (10), e engana-se quem pensa que foram os projetos de Lei que protagonizaram as maiores discussões. Ao contrário. Coube às propostas que estão apenas nas idéias roubarem a cena e as discussões.
Discussões, sim, mas no sentido que prega a boa democracia, com argumentos e na base da cordialidade. Os vereadores Ademir Bras de Souza (PMDB) e Valmir Coelho Ludvig (PT) anunciaram que vão encaminhar anteprojetos de Lei ao Executivo. O de Ademir busca legalizar a existência do Instituto Geral de Perícias, que atualmente funciona anexo à capela mortuária do Centro. A estrutura física e os atendimentos existem, mas não formalmente.
Já o petista propõe a abertura das escolas para a comunidade nos finais de semana. Segundo ele, isso vai possibilitar que as crianças encontrem um local onde possam desenvolver atividades que as tire de dois caminhos prejudiciais ao seu desenvolvimento: as ruas e a televisão. Este último mereceu palavras mais duras por parte do líder do governo, que considera a programação das emissoras de má qualidade para a educação das crianças, bem como dos próprios adultos. Ambas as propostas estão em desenvolvimento, mas motivaram inúmeros comentários da maior parte dos colegas de Câmara.
Na aprovação dos projetos é que apareceu uma semelhança com a legislatura anterior, a falta de discussão. Até mesmo porque os três projetos de Lei, de origem executiva e que receberam parecer favorável dos vereadores, já haviam sido discutidos na sessão anterior. Todos foram aprovados por unanimidade.
A sessão teve ainda as manifestações dos vereadores Edson Rubem Muller (PP), a respeito de alterações que serão feitas no trânsito de algumas ruas para desafogar o tráfego na Beira Rio, próximo ao Corpo de Bombeiros; de Eduardo Hoffmann (PDT), sobre questões referentes aos servidores públicos municipais, que ao terem aumentadas suas cargas horárias de trabalho passaram a ter mais gastos; de Dejair Machado (DEM), sobre as lombadas eletrônicas no município; e de Alessandro Simas (PR), a respeito de uma reunião realizada na quinta-feira (5) com moradores e representantes de entidades, para discutir problemas de infraestrutura na região do bairro Limoeiro.
Projetos aprovados na sessão de ontem:
4/2009 - Abre crédito no orçamento do município, transferindo verbas da procuradoria-geral para o gabinete do prefeito.
05/2009 - Autoriza a prefeitura a contratar engenheiros do Clube de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Brusque (CEAB), para elaboração de laudos nos locais atingidos pelas cheias de novembro.
06/2009 - Autoriza a prefeitura a repassar recursos financeiros para o Clube de Astronomia de Brusque (CAB).


